Manhattan 1609 vs. 2009: de Beleza Natural a Selva urbana

Antes de se tornar numa selva urbana, Manhattan era povoada por índios Lenape que designavam a ilha de Mannahhata ou “terra de muitas colinas”.

As imagens da direita (criadas por computador) ilustram a ilha há 400 anos atrás, altura em que os europeus pisaram Manhattan pela primeira vez.

As imagens foram criadas pelo Wildlife Conservation Society’s Mannahatta Project, lançado a 20 de Abril e que inclui um livro, uma exposição no museu, e o Site.

Os enclaves de Mannahatta eram definidos pelas suas comunidades únicas de plantas e animais, incluindo lobos, leões da montanha, alces, veados e castores. “Existiam 55 comunidades ecológicas diferentes”, estima Sanderson. Hectare por hectare, “são mais comunidades ecológicas… do que as existentes na maioria dos parques naturais”.

O Director do Mannahatta Project, Eric Sanderson, espera que o conhecimento do passado de Manhattan, ajude os planificadores urbanos a construir melhores cidades no futuro. Deixa ainda algumas questões no ar: “Se soubessem tudo acerca da ecologia original de Manhattan e a pudessem reconstruír, usando as melhores ideias do design ecológico de hoje, que tipo de cidade construiriam? E como seria lá viver?”

A celebração da história natural de Manhattan decorrerá durante todo o ano e pretende recrear a ilha, como esta seria há 400 anos atrás, no dia em que o explorador Henry Hudson chegou, em 1609. (Ker Than)

Via NG.

Advertisements

One Comment

Add yours →

  1. Excelente curiosidade!

Hey! O que tens a dizer sobre isto?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: