Dança em Portugal, reconhecida pela RTP

prémios dance awards 2009

Foram hoje, dia 23 de Maio, transmitidos os Portugal Dance Awards 2009 da RTP que destacaram méritos de 2008 do mundo da dança em Portugal. Uma Gala apresentada por Sílvia Alberto que teve como júri Carlos Caldas, Maria José Fazenda, Vitor Fonseca (“Cifrão”), Marina Rodrigues e Marco de Camillis. Uma Gala realizada no Teatro Camões no dia 29 de Abril, Dia Mundial da Dança. O júri elegeu o melhor de entre três nomeados entre Novos Talentos, Bailarinos, Coreógrafos, Companhias/Grupos nas categorias Clássico, Contemporâneo, Hip Hop, Danças de Salão e Danças no Mundo.

edcn

Sendo ex-praticante da modalidade muito me agrada que a Dança, em todas as suas  vertentes, comece a ser reconhecida junto do grande público como uma das artes de palco que merece distinção, enquanto arte e enquanto instituições de ensino, companhias/grupos e individualidades.

Alguns dos Premiados:

prémio novo talento clássico

prémio novo talento andré cabral

prémio bailarino contemporâneo

A salientar ainda, o prémio Carreira atribuído pelo júri a Armando Jorge, cujas carreira e contribuição determinante para a Dança em Portugal,  podem ser lidas no site do evento.

Advertisements

3 Comments

Add yours →

  1. Olá! Assisti ao programa e concordo plenamente consigo quando diz que a dança deve ser reconhecida como uma arte, tal como o cinema e a música, embora estas últimas tenham tido maior destaque.
    Gostei imenso da música interpretada pela Inês Câmara, uma das premiadas. A música não me é estranha, mas não sei o nome nem autor… Será que me podia ajudar?
    Obrigada =)

  2. Olá Margarida!
    Antes de mais, obrigada pela visita e pelo comentário.
    Sim, penso que posso ajudar. A composição à qual penso que se refere será “The Sacrifice” de Michael Newman. Esta faz parte da bando sonora que o autor compôs para o filme “O Piano”. Recomendo vivamente o album do compositor com as diferentes versões da música.
    Para confirmar se é de facto a esta música que se refere, pode ver no seguinte vídeo:

    Esteja à vontade para devolver feedback sobre a mesma, gostava também de saber se a consegui ajudar!

    Os meus cumprimentos!

  3. É esta sim! =D Eu vi o filme, por isso é que a música não me era estranha… =P Obrigada pela ajuda e pelo conselho. Gosto bastante de instrumentais e bandas sonoras deste género. Já agora, deixe-me também aconselhá-la um compositor que muito admiro: Hans Zimmer, autor das bandas sonoras de “Last Samurai”, “Gladiator”, “Pearl Harbor”, entre outras!
    Obrigada pela prontidão e simpatia =)

Hey! O que tens a dizer sobre isto?

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: